0800 728 9898 Sac Passagens
0800 777 9897 Sac Deficiente
Notícias

Mercado de transporte rodoviário e suas transformações

O mercado de transportes vem sofrendo algumas mudanças consideráveis ao longo do tempo. Isso se deve a inúmeros fatores, como o avanço de novas tecnologias, o desenvolvimento da área de logística e até mesmo a legislação a respeito de restrições ambientais, entre outras coisas. Vamos falar sobre algumas tendências do mercado que irão afetar sua frota — mesmo que em longo prazo. Confira agora mesmo:

1. Sustentabilidade (ecoeficiência)

Muito tem se falado ultimamente sobre a preocupação com o meio ambiente e como as empresas podem adotar medidas que as tornem mais sustentáveis. Além de contribuir para que as agressões ao meio ambiente diminuam, essas ações ajudam a melhorar a imagem da empresa no mercado.

Esse conceito de sustentabilidade já chegou ao setor de transportes e também se tornou uma das tendências do mercado de caminhões. Hoje alguns fabricantes têm a preocupação de desenvolver veículos com tecnologias que ajudam a reduzir a emissão de gases, que aumentam o rendimento dos combustíveis, além de operar com opção de utilização de combustíveis mais limpos.

2. Caminhão inteligente

Com o avanço e o desenvolvimento de tecnologias, uma das grandes tendências do mercado é que os caminhões estejam o tempo todo conectados — com as empresas e com outros caminhões — trocando informações em tempo real sobre o transporte, inclusive imagens, com o uso de câmeras e um sistema de monitoramento embarcado adequado as necessidades da frota.

Essas informações podem estar ligadas à localização, andamento da viagem e até mesmo ao monitoramento das rotas planejadas.

3. Manutenção mais barata

Assim como a tecnologia vem para contribuir para que os veículos fiquem conectados, ela contribui para que o mercado de caminhões desenvolva alternativas que tornem as manutenções mais baratas e menos frequentes.

Monitoramento de desgaste dos pneus, freios a ar e motores que possuem uma necessidade menor de troca de lubrificantes são algumas dessas opções.

4. Softwares de gestão de frotas

Apesar de já existirem empresas que oferecem softwares de gestão de frotas, essa opção ainda pode ser considerada uma tendência. Esses softwares eliminam boa parte dos controles e acompanhamentos manuais e ainda podem fornecer relatórios relacionados a custos, desempenho e manutenção da frota.

Com isso, a empresa consegue reduzir o índice de erros nos indicadores, analisando as ocorrências capturadas pelas imagens e, desta forma, pode controlar melhor os custos.

Nesse contexto surgem empresas como Carretaweb que auxiliam na renovação da frota, auxiliando na venda online de usados.

5. Tamanho ideal

Cada vez mais podemos perceber a variedade nos tamanhos dos veículos disponíveis no mercado de caminhões. Apesar de já podermos acompanhar essa evolução, ainda é tendência empresas que optem por diversificar o tamanho de suas frotas.

Essa diferença de tamanho ajuda a otimizar o tempo de transporte e ainda reduzir os custos por viagem — uma vez que, de acordo com o tamanho da carga e a distância do local de entrega, os veículos utilizados serão mais adequados do que enviar caminhões com um tamanho desproporcional, por exemplo.

Algumas tendências já são adotadas pelas empresas como a fabricante de implementos BOIADEIRO na fabricação de seus caminhões boiadeiro, enquanto outras ainda estão sendo implementadas. Independentemente de qual seja e do tempo que levará para afetar a frota da empresa, os gestores já devem acompanhar a evolução e, se possível, tentar se adequar às novidades — que trazem consigo diversos benefícios.

Fonte: terra.com.br

27 nov 2017
Outras Notícias
escolha o
seu assento
compra
100% segura
parcele em
até 3x
Master Maestro Visa Visa Electron Amex Aura Diners Club ELO JCB