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Dúvidas?
Veja as dúvidas mais frequentes

As passagens da Viação Motta para as linhas interestaduais e intermunicipais são comercializadas por Agências da Empresa ou terceirizadas, geralmente localizadas nos terminais rodoviários e pelo site oficial da empresa (www.motta.com.br).

Solicite ao vendedor informações para esclarecer suas dúvidas após a compra; confira o bilhete verificando se o destino – dia – horário – plataforma – nº da poltrona, estão corretos.

A retirada do bilhete somente poderá ser feita em uma das agências próprias da empresa, em um terminal rodoviário com apresentação de um documento com foto. 

Como efetuar uma consulta e optar pela compra

  1. Indique as localidades de origem e de destino e a data da viagem. Em seguida, clique em “Consultar”;
  2. Escolha o horário de maior interesse clicando no número do serviço;
  3. Visualização do serviço: Horário de partida, previsão de chegada, número do serviço e valor da passagem. Abaixo destas informações, você encontrará o mapa do carro, com todas as poltronas disponíveis;
  4. Após a escolha da(s) poltrona(s), clique em “Avançar”;
  5. Na tela seguinte, você deve ler o “TERMOS E CONDIÇÕES” e então será direcionado à página de Identificação ou Cadastro. Caso já possua um email e senha cadastrados no site, informe-os para prosseguir com a compra. Se for seu primeiro acesso, clique em “CADASTRO” e preencha o formulário para obter a sua “Identificação”;
  6. Após efetivar o cadastro, você entrará em uma tela para confirmação da reserva, escolhendo a opção de pagamento com a bandeira VISA ou MASTER;
  7. Você entrará no ambiente de segurança da operadora escolhida e irá registrar os dados do seu cartão, efetivando, desta forma, a compra online;
  8. Após a efetivação da operação, aguarde a visualização do voucher (comprovante de compra).

A tela da operadora não serve como comprovante para retirada do bilhete – AGUARDE A VISUALIZAÇÃO E EFETIVE A IMPRESSÃO DO VOUCHER. 

Para comprar online

  1. É necessário ter um endereço válido de e-mail;
  2. Se você tiver um filtro anti-spam ativado em seu e-mail, inclua na lista de remetentes seguros os endereços terminados em @motta.com.br . Caso contrário, você poderá não receber seu voucher por e-mail;
  3. O pagamento só poderá ser efetuado com cartão de crédito VISA ou MASTER;
  4. É muito importante aguardar a finalização do processo de venda e impressão do voucher (comprovante de compra);
  5. O bilhete só será emitido mediante a apresentação do cartão de crédito e do voucher pelo TITULAR DO CARTÃO;
  6. A retirada do bilhete deve ser feita em uma das agências próprias da Viação Motta, em um terminal rodoviário com apresentação de um documento com foto.

Para um embarque tranquilo, chegue ao terminal rodoviário 30 minutos antes do horário de partida do seu ônibus. Na linha Interestadual leve a Ficha de Identificação (que você recebe quando adquire seu bilhete) devidamente preenchida e tenha sempre em mãos o seu documento de identidade.

No preço da passagem já está incluído o transporte gratuito de bagagem no bagageiro e volume no porta-pacotes, observados os seguintes limites máximos de peso e dimensões:

– No bagageiro, trinta quilos de peso total, observando o limite de 2 bagagens;

– No porta-pacotes cinco quilos de peso total, com dimensões que se adaptem ao porta-pacotes, desde que não comprometa o conforto, a segurança e a higiene dos demais passageiros;

– Excedida a gratuidade acima, haverá cobrança pelo excesso de bagagem;

– É vedado o transporte de materiais considerados perigosos, como por exemplo, explosivos, armas de fogo, produtos corrosivos, líquidos inflamáveis etc.;

– É permitido, apenas como bagagem de mão: notebook, celular, filmadora, câmera fotográfica, dinheiro, jóias e outros aparelhos semelhantes.

– Para sua maior segurança, sugerimos que a bagagem receba uma identificação (interna ou externa) contendo seus dados pessoais, pois, em caso de extravio ou esquecimento será mais fácil devolvê-la;

– Para evitar transtornos na chegada, cuide da sua etiqueta de bagagem.

– É importante ter na bagagem de mão algum agasalho para uma possível mudança de temperatura;

– Nos pontos de apoio (paradas) procure manter objetos pessoais, documentos e dinheiro em sua posse. Em alguns destes pontos é impossível controlar o fluxo de pessoas estranhas nas plataformas.

Em cumprimento à legislação vigente, a Viação Motta autoriza apenas o transporte de animais domésticos, de pequeno porte, que devidamente acondicionados, caibam em uma poltrona.
Lembrando que a poltrona adicional será cobrada.

Não é permitido o transporte de animal que por sua espécie, tamanho, ferocidade, peçonha ou saúde comprometa o conforto e a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros.
Apenas será permitido o transporte de aves e animais silvestres com autorização do IBAMA.

O passageiro deverá apresentar documento assinado por médico veterinário, emitido até 15 dias antes da viagem, atestando boas condições de saúde do animal. Também terá que mostrar a carteira de vacinação atualizada, com comprovação da aplicação das vacinas anti-rábica e polivalente.

O transporte deverá ser feito em contêiner feito de fibra de vidro ou similar que garanta condições de segurança, conforto e higiene. O animal deverá ficar confinado e sedado durante toda a viagem. O contêiner deve estar em boas condições de higiene e, se necessário, nas paradas deve ser feita nova higienização.

É proibido o transporte de animais no bagageiro do ônibus, para a própria segurança dos animais.

Conforme estabelece a Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente – crianças até 12 anos somente podem viajar acompanhada dos pais ou responsáveis. Na falta destes, com autorização do Juizado da Infância e Juventude.

Sem autorização do Juizado da Infância e Juventude, somente, acompanhada dos: avós, bisavós, irmãos ou tios (maiores de 18 anos), sendo necessários a apresentação do RG ou certidão de nascimento da criança e um documento do acompanhante, onde comprove o grau de parentesco (documentos todos originais).

Adolescente poderá viajar normalmente, portando o RG ou certidão de nascimento, dentro do território nacional (documentos originais).

*** Crianças até os 5 anos de idade o transporte é gratuito, desde que não ocupem assentos.

** Criança de zero a 11 anos e Adolescente de 12 a 18 anos.

De acordo com a lei vigente 10.741/2003, é disponibilizado aos idosos 02 assentos gratuitos por veículo, ou o benefício de 50% do valor da passagem, para as linhas interestaduais.

Para ter direito a esse benefício, deverá ser apresentado no momento da compra um documento que comprove a idade mínima de 60 anos e que sua renda seja inferior ou igual a dois salários mínimos.

Não é necessário o idoso estar presente no momento da compra da passagem.

Lembrando que a passagem com benefício de 100% fica disponível para compra com trinta dias de antecedência da viagem e o de 50% com 12horas.

*Obs: Para os Estados de MS e MT as taxas e impostos deverão ser pagos integral, o desconto é somente sobre o valor da tarifa.

Para o Estado do Mato Grosso, se o idoso acima de 60 anos, portar a carteirinha da Ager, pode viajar dentro do Estado gratuitamente.

Para o Estado do Mato Grosso do Sul, se o idoso acima de 60 anos, portar a carteirinha da Agepan, poderá viajar dentro do estado gratuitamente.

É disponibilizado por lei, dois assentos para portadores de deficiência, por ônibus, porém é necessário a apresentação da carteirinha federal.

*** Acompanhante paga passagem normalmente.

A solicitação de cancelamento da passagem quando a mesma estiver impressa, deverá ser feita pessoalmente no guichê de embarque com antecedência mínima de três horas da viagem.

Quando a passagem for adquirida via internet e ainda não estiver impressa, a solicitação de cancelamento deverá ser feita via e-mail com no mínimo três horas de antecedência da viagem, anexando o comprovante de compra, para o endereço mottaonline@motta.com.br

A solicitação de transferência de passagem, deverá ser feita no guichê da empresa, com a apresentação da mesma, respeitando o prazo mínimo de 03h antes do embarque e no prazo máximo de 12 meses.

Quando a compra for realizada através da internet e a passagem não tiver sido impressa, deverá ser enviado um e-mail para mottaonline@motta.com.br, com o comprovante de compra anexado e a solicitação de transferência, respeitando o prazo de três horas.

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