0800 728 9898 Sac Passagens
0800 777 9897 Sac Deficiente
Notícias

Você já conhece a ID Jovem? Saiba mais sobre este benefício:

O que é a ID Jovem?

A Identidade Jovem é um documento digital criado pelo Governo Federal com o intuito de garantir alguns benefícios a jovens de baixa renda. O documento faz parte da Lei da Juventude e deve ser aceito como tal.

Quem tem direito à ID Jovem?

A ID jovem é destinada a jovens de baixa renda que fazem parte do Cadastro Único e que necessitam de auxílio para ter acesso a eventos culturais, esportivos e lazer. Para ter direito é preciso preencher os requisitos abaixo:

• Ter entre 15 e 29 anos, sendo estudante ou não;
• Estar inscrito no CadÚnico com NIS ativo e com informações atualizadas há pelo menos 2 anos
• Possuir renda familiar de até 2 salários mínimos (R$1.996,00)

Como fazer o cadastro?

O primeiro passo para quem deseja utilizar o benefício é estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico. Este cadastro é feito no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de sua cidade.

Saiba mais sobre o cadastro em: https://idjovem.com/cadunico-cadastro-unico/

A empresa de transporte e a ID Jovem:

Viagens gratuitas ou com 50% de desconto

São reservadas por viagem duas vagas gratuitas em cada tipo de transporte (interestadual de passageiros ou comboio ferroviário – ônibus, trem e embarcação). Depois que as vagas gratuitas se esgotarem, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% no valor da tarifa de passagem.

É importante ressaltar que o transporte tem que ser interestadual. Logo, a viagem deve ser entre Estados diferentes. Toda empresa cujas atividades são reguladas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) é obrigada a manter a frequência mínima do SERVIÇO CONVENCIONAL uma vez por semana.

Viagens entre municípios de uma mesma localidade não valem e nem dentro da própria cidade. A reserva desses assentos destinados especialmente aos jovens deve ser feita até 3 horas antes da partida do transporte de acordo com a disponibilidade no carro, ou seja, quanto maior a antecedência da aquisição do bilhete de passagem, maior a chance de consegui-lo antes que outras pessoas ocupem a quantidade máxima de poltronas disponíveis para este benefício (duas 100% e duas 50%).

Importante: Para solicitar o desconto/isenção do valor da tarifa, no serviço CONVENCIONAL da data solicitada, o portador da ID Jovem deve comparecer pessoalmente no guichê e apresentar a identidade Jovem, para comprovar seu direito ao benefício.

Solicitei o benefício e me foi negado:

A Viação Motta Ltda. respeita e cumpre com a regulamentação e concessão do benefício destinado aos jovens (portadores da ID Jovem). Contudo, existem algumas situações em que não cabe a concessão do benefício:

– Não existir mais vagas destinadas ao benefício, levando em conta que são 4 poltronas destinadas ao jovem cadastrado no programa e que estas podem se esgotar rapidamente por conta da grande procura;

– O serviço solicitado na data não ser o CONVENCIONAL. Lembre-se que você pode consultar esta disponibilidade aqui mesmo em nosso site;

– Solicitar o benefício através da internet ou por telefone através de nossos canais de atendimento, pois desse modo, não há como apresentar sua Identidade Jovem, obrigatória para a concessão do benefício;

A Viação Motta está sempre buscando garantir todos os direitos de nossos passageiros, prestando um serviço que visa a melhor experiência em conforto e satisfação.

27 Mar 2019
Outras Notícias
escolha o
seu assento
compra
100% segura
parcele em
até 6x
Master Maestro Visa Visa Electron Amex Aura Diners Club ELO JCB